CURRÍCULO

Leonora Fink, ex-aluna do iadê, instituto de arte e decoração, em São Paulo.

Formada pelo iadê, instituto de arte e decoração, em São Paulo. Ao concluir o Curso Técnico de Desenho de Comunicação entrou na Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP. Onde fez o Curso de Licenciatura Plena em Artes Plásticas. Ao sair da FAAP, em 1983, foi micro-empresária, sócia proprietária da GKL Cosméticos Ltda., de 1983 a 1996. A partir de 1996 até 2002, foi sócia proprietária do Centro de Treinamento Net-Student's. A escola era representante autorizada do Linux Mandrake (FR) e do StarOffice da Sun (USA).

Em 2003, para uma atualização profissional, Leonora entrou no Curso Superior de Design de Multimídia, que concluiu em 2005, no Centro Universitário Senac. Desde o iadê e a FAAP, manteve-se atualizada fazendo cursos de tecnologia, desenho, língua italiana. Participa de Simpósios, desde a Semana de Arte, nos anos 80, na Escola de Comunicação e Arte, da Universidade de São Paulo, ECA-USP.

Diversos cursos em Museus, como na Fundação Bienal de São Paulo, com o professor Walter Zanini. Até o Acta Media II e III, em 2003 e 2004, respectivamente, no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, MAC USP. Coordenados pelo professor Artur Matuck. Tendo colaborado na organização do Acta Media III.

No Senac participou do Symposium on Virtual Reality, SVR VI em 2004, coordenado pelo professor Roger Tavares. Também esteve nas edições do Cibercultura, 2003, 2004 como aluna, no Senac, simpósios coordenados pela professora Lúcia Leão. No Cibercultura 2005, trabalhou na produção do Simpósio, sob coordenação da profª Lucia Leão.

Em Junho de 2005 concluiu o Curso de Design de Multimídia. Seu Trabalho de Conclusão de Curso, TCC foi o Projeto iadê resgate.

A Cidade Utópica, grupo denominado Utópatas: Nacho Duran, Fernando Velásquez, Clício Barroso, Alexandre Braso. Este projeto foi entregue para seleção ao curador da exposição Brasil-França, realizada em Paris, 2005. A Cidade Utópica foi selecionado e levado pelo Senac à exposição na Câmara dos Vereadores de São Paulo, 2004 e na Casa Aberta de 2004.

Em grupo, no Senac realizou projetos multimídia, como o PIXZLE, Fábrica Digital de Quebra Cabeças (uma mistura de pixel com puzzle), em 2003 O Grupo, composto por Nacho Durán e Leonora Fink, foi selecionado com o PIXZLE, para o Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, FILE 2005 Leonora realizou o projeto Mandaloscópio, com Clício Barroso, em 2004.

A Cidade Utópica, com o Grupo Os Utópatas, composto por: Nacho Durán, Fernando Velásquez, Clício Barroso e Leonora Fink. Este projeto foi entregue para seleção ao curador da exposição Brasil - França, realizada em Paris, durante o ano de 2005.

Foi selecionado e levado pelo Senac à Exposição E Por Falar em São Paulo, na Câmara dos Vereadores de São Paulo, 2004 e na Casa Aberta Senac, 2004. A Cidade Utópica foi também selecionado e exposto durante o Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, FILE 2005. O FILE é um importante evento realizado em São Paulo, com projeção internacional
No Senac, Leonora Fink participa de grupos de pesquisa e estudos, com vários projetos artísticos, como:

  LabÁgora, com o projeto artístico instalação multimídia Jurubatuba, coordenado pela professora doutora Lúcia Leão;
  GPAT - desde 2003, com o projeto de instalação multimídia Automóveis Assassinos - que teve seu nome trocado para Ciclópolis, em 2005, coordenado pelo professor Paulo Tarso Barreto;
  BioRaster - desde 2003, com estudos e vários projetos que tratam do corpo e suas diversas formas, corpo numérico, corpo metálico, corpo de carne. Grupo sob a coordenação do professor Roger Tavares.

Leonora é autora do Projeto iadê resgate, iniciado em 2004. Foi entregue em 2005 como TCC ao Senac. O projeto foi selecionado para a Exposição Bits Flexíveis, realizada no Museu da Imagem e do Som - MIS Exposição realizada em 7, 8 e 9 de Novembro de 2005.






Palavras da profª Lucia Leão para a exposição Bits Flexíveis:

Projeto Iadê resgate

Leonora Fink
Orientadora: Lucia Leão

O Projeto Iadê resgate tem por objetivo a criação de uma comunidade virtual sobre o Iadê - instituto de arte e decoração, em São Paulo. A proposta inclui simultaneamente resgatar a memória dessa importante escola como também estimular as trocas de informações sobre os antigos professores e alunos. Composto por um grande banco de dados com narrativas pessoais e imagens, o projeto se destaca pela organização. Além disso, apresenta a seção "iadê hoje", uma galeria que abriga trabalhos desenvolvidos atualmente por ex-alunos ou ex-professores.

e-mail: leofink@iadedesign.com.br

Clique aqui para voltar a Home


:: clique nas imagens para ver ampliado ::